-
Arquitetos: Creative Union Network
- Área: 325 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nicolás Provoste Fotografía
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os processos de projeto arquitetônico são fortemente influenciados e caracterizados pelo uso de modelagem 3D em ferramentas de manufatura auxiliadas por computação, o que tem facilitado a exploração de uma nova série de configurações formais, funcionais e estruturais e cujo impacto na arquitetura atual é inestimável.
Através do uso de certas técnicas de projeto paramétrico, hoje é possível explorar a criação de geometrias a partir de uma família de parâmetros básicos e entender a programação das relações formais entre eles. Podem ser gerados formulários que têm a capacidade de variar e se adaptar a vários requisitos ou critérios específicos. Sob este preâmbulo, a Casa K explora as possibilidades de configuração de um tijolo criado especificamente para este projeto, um tijolo com furos no interior, baixo peso, sem juntas nos 4 lados, e que permite o reforço com vergalhões de aço através de seus furos.
Os parâmetros aplicados são bastante simples. Primeiro, as linhas curvas que definem os dois volumes da casa que ao nível do mezanino se bifurcam e definem separadamente o contorno dos seus volumes. Segundo, as aberturas que reduzem progressivamente o seu tamanho e que se distribuem horizontal e verticalmente em todas as superfícies das paredes. Terceiro, o tamanho e a particularidade dos tijolos. Quarto, o local do reforço com aço nos tijolos. Quinto, as curvas ascendentes e descendentes que se originam nos mezaninos e formam as linhas dos beirais das coberturas de ambos os andares. Sexto, a direção do vento para aproveitar a ventilação cruzada e, por fim, a incidência do sol nas faces leste e oeste das paredes para se obter conforto térmico interno, iluminação adequada e texturas de luz e sombra.
É importante comentar que a participação dos clientes nesta casa foi de vital importância, pois nos deram a confiança necessária para realizar o projeto com estes sistemas complexos e não tradicionais, que de outra forma não teriam sido possíveis. Juntamente com os clientes, os espaços interiores e exteriores da casa foram configurados um a um de acordo com as suas necessidades. O interessante deste projeto é a utilização de um material tradicional como o tijolo em conjunto com softwares avançados, como o Rhino.
O tijolo é um dos produtos de construção mais antigos e ainda é amplamente utilizado nos dias de hoje, no entanto, ao longo do tempo, e sobretudo no contexto latino-americano, o processo construtivo com este material não sofreu grandes variações. O sistema construtivo e as possibilidades de configuração da alvenaria são aqueles que todos nós já conhecemos, porém, através da utilização de avançados sistemas de desenho digital foi possível elevar o tijolo a um nível além do tradicional e do comum.